Festival de Canes
Mostra cinematográfica realizada anualmente em Cannes, na França, durante o mês de Maio. A ideia da sua realização surgiu da mente de Jean Zay, ministro da Educação e Belas Artes francesa que, em 1935 fez um discurso nesse sentido. Zay havia ficado chocado quando assistira à ingerência dos governos totalitários fascistas italianos e alemães na escolha dos filmes a exibir no Festival de Veneza bem como na composição do seu júri.
No seu discurso, Zay propõs a realização dum grande certame cinematográfico de nível internacional.
Em 1955, é criado o galardão máximo, a Palma de Ouro, atribuído ao melhor filme e que é considerado pelos cinéfilos como o galardão mais prestigiado a seguir ao Óscar.
Festival de Cinema de Berlim
O Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) teve início a 6 de Junho de 1951 e tornou-se no maior evento cultural da cidade e um dos mais importantes eventos da indústria cinematográfica mundial, possuindo a maior audiência entre todos os festivais de cinema. Tem como objectivo promover um circuito internacional de cinema, ocorrendo anualmente durante cerca de duas semanas.
O festival estava dividido em duas secções, a Competição e o Panorama; nos dias de hoje, cresceu para seis: Competição (grandes filmes internacionais), Panorama (filmes independentes), Kinderfilmfest (filmes para o público jovem), Perspektive Deutsches Kino (as novas produções alemãs), International Forum of New Cinema (filmes de países distantes e filmes experimentais) e Retrospectiva (dedicado a um realizador conceituado ou a um tema da história do cinema).
Os prémios do festival são: Urso de Ouro (prémio máximo) e o Urso de Prata, o prémio Blue Angel para o Melhor Filme Europeu e o prémio Alfred Bauer para o Melhor Primeiro Filme da Competição.
Festival de Cinema de Veneza
O primeiro de todos os festivais de cinema a surgir foi o Festival de Veneza, que abriu pela primeira vez as suas portas a 6 de Agosto de 1932.
O Festival de Veneza teve varias adversidades até chegar ao como nos o conhecemos, não se refez muito bem da crise de 1968. a partir desta data, o Festival definiu-se como um encontro intelectual, mas foi decorrendo com interrupções até 1980 (entre 1973 e 78 o evento não se realizou, e em alguns outros anos decorreu sem a atribuição de prémios). A partir dessa data, contudo, o Festival readquiriu todo o seu esplendor e importância, que mantém até hoje.
O Leão de Ouro é o prémio deste festival.
Globos de Ouro
Conceituados prémios anuais de cinema e televisão atribuídos pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood.
Em 1943, oito jornalistas estrangeiros respeitados fundaram a inicialmente chamada Hollywood Foreign Correspondents Association, mais tarde Hollywood Foreign Press Association (HFPA). Aos poucos, a associação cresceu em tamanho e prestígio e, em 1944, instituiu o prémio Globos de Ouro.
Em
Trata-se de um prémio anual atribuído no final do mês de Janeiro em Los Angeles , na Califórnia, que premeia filmes e programas de televisão.
Os prémios para cinema são: Melhor Filme Dramático, Melhor Comédia ou Musical, Melhor Realizador, Melhor Actor/Actriz Dramático, Melhor Actor/Actriz em Comédia ou Musical, Melhor Actor/Actriz Secundário, Melhor Argumento, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Filme em Língua Estrangeira e o prémio de carreira Cecil B.
Na área da televisão, são os seguintes os prémios: Melhor Série Dramática, Melhor Série de Comédia ou Musical, Melhor Actor/Actriz em Série Dramática , Melhor Actor/Actriz em Série de Comédia ou Musical, Melhor Mini-Série ou Telefilme, Melhor Actor/Actriz em Mini-Série ou Telefilme, Melhor Actor/Actriz Secundário em Mini-Série ou Telefilme.
Oscars
Designação dada aos populares prémios atribuídos, desde 1927, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Destinam-se a premiar os melhores títulos e individualidades nas respectivas categorias. Actualmente, existem vinte e três categorias, destinadas a distinguir os melhores: Filme, Realizador, Actor Principal, Actriz Principal, Actor Secundário, Actriz Secundária, Argumento Original, Argumento Adaptado, Filme de Animação, Direcção Artística, Fotografia, Som, Montagem, Canção Original, Banda Sonora, Efeitos Sonoros, Efeitos Visuais, Guarda-roupa, Maquilhagem, Filme Estrangeiro, Curta-metragem de Animação, Curta-metragem Documental e Longa-metragem Documental.
Os Óscares são dos prémios mais prestigiantes da Sétima Arte, criando sempre expectativa e muita especulação em torno dos candidatos.
No historial da Noite dos Óscares, existem muitos factos curiosos: em 1937, Alice Brady foi agraciada com o Prémio para Melhor Actriz Secundária pelo seu desempenho em In Old Chicago (O Incêndio de Chicago), mas como não estava presente para receber a distinção, um elemento do público levantou-se, agradeceu o prémio em nome da actriz e roubou-o. Em 1958, David Niven foi receber o seu Óscar para Melhor Actor visivelmente embriagado. Em 1972, Marlon Brando recusou receber o Óscar de Melhor Actor, enviando em seu lugar a actriz mexicana Maria Cruz, disfarçada de índia, como forma de protesto pelo tratamento dado aos nativos norte-americanos. Outro momento histórico foi em 1979, quando John Wayne, meses antes de ser vitimado por um cancro e já quando os seus colegas sabiam do seu estado de saúde, foi entregar o Óscar para Melhor Filme, afirmando que "tal como ele, o Óscar ainda iria sobreviver por muitos e bons anos", num discurso que o fez ser aplaudido de pé. Inesquecíveis ficaram também as flexões de braços feitas pelo veterano Jack Palance quando recebeu o seu Óscar para Melhor Actor Secundário em 1991 e o beijo arrojado dado em 2002 por Adrien Brody a Halle Berry quando recebeu o seu Óscar.
Bem, agora deixo-vos com um vídeo dos premiados de melhor filme desde 1929 a 2010.
Enjoy!
1 comentário:
Muito bom apanhado!!
Enviar um comentário