segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Morreu John Barry



Morreu o compositor John Barry, vencedor de cinco oscars da academia. O compositor é recordado pela sua associação aos filmes de James Bond onde compôs 12 músicas. O compositor morreu aos 77 anos de um ataque cardíaco em Nova Iorque.


Os nossos sentimentos estão com a sua mulher Laurie, os seus 4 filhos e 5 netos.


O mundo despede-se de mais uma grande figura tanto do cinema como da música.


Deixo-vos com os greatest hits cinematográficos de John Barry.





Até sempre,
Shinobi





sábado, 29 de janeiro de 2011

Crítica ao filme "Hereafter", by Shinobi

Olá a todos mais uma vez.

Tive hoje a oportunidade de ir ao cinema ver o filme "Hereafter", o filme que Clint Eastwood produziu este ano (2010). Gostava de vos deixar com a minha crítica ao filme. Relembro-vos que não sou nenhum expert na matéria e que a opinião de uma pessoa não passa disso, uma opinião singular.

"Hereafter" consiste na ideia do pós-vida, mas de uma forma subtil e carinhosa. Eu pessoalmente sou céptico quanto a estes assuntos e parto do princípio que tanto o realizador como o argumentista do filme o sejam. Fala sobre o pós-vida mas que não tenta tornar real essa possibilidade. Chega apenas a uma ideia do que acontece em experiências da consciência, quando o ser humano é sujeito a situações de morte aparente. Já todos ouvimos ou lemos sobre estas ideias que muitos relatam ter vivenciado.
No entanto, este filme não tem o intuito de fazer o espectador acreditar nestas matérias, apenas as usa como uma ferramenta para nos transmitir algo mais.

Peter Morgan, o argumentista, conta-nos 3 histórias diferentes, que no fim se cruzam... Nada de novo! E nada que não seja perceptível logo no início do filme.
A personagem de Matt Damon, possui um talento psíquico que lhe permite interagir com aqueles que morreram, de forma a trazer algum conforto aos seus "clientes". No entanto, rapidamente nos apercebemos que para ele, isto se trata mais de uma maldição que de um dom.
Marie, outra personagem, é uma repórter francesa que passa por uma experiência "near-death", e procura agora uma explicação para o que vivenciou. 
Temos também dois jovens irmãos gémeos que se separam deste mundo precocemente. 

Ao longo do filme, Eastwood, utiliza alguns eventos marcantes da nossa história, mas sem os forçar ou lhes dar um grande relevo dramático, os eventos ocorrem de uma forma harmoniosa com o desenrolar da história. No entanto, todos nós sabemos o efeito que os "factos reais" criam no espectador. Já discutimos isso em outro post.
Ao longo da fita, seguimos as várias personagens em simultâneo e vamos tomando consciência da dor ou dificuldade que as várias situações causam. Algumas mais "softs", mas outras bem mais duras e chocantes.

A participação dos actores neste filme é muito discreta, talvez por terem de partilhar o "tempo-de-antena" entre tanta gente, ou talvez porque não é um filme virado para nenhuma participação especial, mas sim para a história em si. Temos oportunidade de ver no grande ecrã alguns actores europeus, desconhecidos para a maioria. Não gostei de nenhum papel em particular, acho mesmo que ninguém se destaca. Matt Damon, faz um papel banal, longe das suas melhores participações.

Na minha opinião, a mensagem que esta história nos tenta transmitir é a forma como o amor que sentimos pelas pessoas mais próximas a nós nos consegue fazer acreditar que realmente existe algo mais depois da morte. E como um homem com um dom destes não se pode recusar a ajudar quem precisa dele, a transmitir paz a quem dela precisa. Acaba por ser uma história de amor, mas não entre um casal, mas sim entre irmãos, família, etc.. 

O argumento, como já referi antes, é original de Peter Morgan, que também trabalhou em filmes como "Frost / Nixon", "The Queen" ou "O Último Rei da Escócia", e tal como nestes filmes, não se pode esperar um filme muito comercial. Trata-se de um filme para um público alvo, não é para qualquer pessoa. 
O mesmo se pode dizer do trabalho de Clint Eastwood. Brindou-nos anteriormente com filmes mais comerciais como "Million Dollar Baby", "Letters from Iwo Jiwa" ou "Invictus", mas já criou também filmes de enorme qualidade como "Gran Torino" e que não é tão comercial. 

Desengane-se quem vai ao cinema à espera de ver um filme como o do ano passado ("Invictus"), com grandes actores e cenários fantásticos. Quanto a mim, este "Hereafter" fica um pouco aquém dos outros filmes de Eastwood. 

Vale a pena ver, mas não é nenhuma obra-prima...
O próximo filme de Clint Eastwood é esperado para 2012 e será (mais uma vez) baseado em factos reais. Desta vez irá focar-se na história de J. Edgar Hoover, o maior protagonista da história do FBI, com Leonardo DiCaprio no papel principal.

E é tudo, obrigado por terem lido e espero que gostem de ver o filme.

Abraço,
Shinobi

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Nomeações para os Oscars 2011


E chegámos mais uma vez a esta altura do ano, um dos momentos mais esperados no mundo do cinema. Os Oscars!! Amados por muitos, odiados por outros tantos, ninguém fica indiferente a este acontecimento. 


A 83ª edição dos Oscars vai decorrer no Kodak Theatre, em Hollywood, a 27 de Fevereiro.

Ainda não sabemos os vencedores mas já está disponível a lista de nomeados. 


O filme com mais nomeações é «The King`s Speech - o Discurso do Rei», seleccionado para 12 categorias. 
«True Grit - Indomável» é o segundo filme mais nomeado (10) e seguem-se «A Rede Social» e «A Origem» (8).
Os irmãos Coen (com «True Grit - Indomável») estão presentes em três categorias diferentes de Oscars

Temos então nas principais categorias:

Melhor Filme
«Black Swan - Cisne Negro»
«The Fighter»
«A Origem»
«Os Miúdos Estão Bem»
«The King`s Speech - O Discurso do Rei»
«127 Hours - 127 Horas»
«A Rede Social»
«Toy Story 3»
«True Grit - Indomável»
«Winter`s Bone»

Melhor Realizador:
Darren Aronofsky, «Black Swan - Cisne Negro»
David O` Russel, «The Fighter»
Tom Hooper, «The King`s Speech - O Discurso do Rei»
David Fincher, «A Rede Social»
Joel Coen e Ethan Coen, «True Grit - Indomável»

Melhor Actriz Principal:
Annette Bening, «Os Miúdos Estão Bem»
Nicole Kidman, «Rabbit Hole»
Jennifer Lawrence, «Winter`s Bone»
Natalie Portman, «Black Swan - O Cisne Negro»
Michelle Williams, «Blue Valentine»

Melhor Actor Principal:
Javier Bardem, «Biutiful»
Jeff Bridges, «True Grit - Indomável»
Jesse Eisenberg, «A Rede Social»
Colin Firth, «The King`s Speech - O Discurso do Rei»
James Franco, «127 Hours - 127 Horas»

Melhor Actriz Secundária:
Amy Adams, «The Fighter»
Helena Bonham Carter, «The King`s Speech - O Discurso do Rei»
Melissa Leo, «The Fighter»
Hailee Steinfeld, «True Grit - Indomável»
Jackie Weaver, «Animal Kingdom»

Melhor Actor Secundário:
Christian Bale, «The Fighter»
John Hawkes, «Winter`s Bone»
Jeremy Renner, «A Cidade»
Mark Ruffalo, «O Miúdos Estão Bem»
Geoffrey Rush, «The King`s Speech - O Discurso do Rei»

Melhor Filme de Animação:
«Como Treinares o Teu Dragão», Chris Sanders e Dean DeBlois
«O Mágico», Sylvain Chomet
«Toy Story 3», Lee Unkrich

Melhor Direcção Artística:
«Alice no no País das Maravilhas», Robert Stromberg (design de produção) Karen O'Hara (decoração)
«Harry Potter e os Talismãs da Morte - Parte 1», Stuart Craig (design de produção) e Stephenie McMillan (decoração»
«A Origem», Guy Hendrix Dyas (design de produção) e Larry Dias e Doug Mowat (decoração)
«The King`s Speech - O Discurso do Rei», Eve Stewart (design de produção) e Judy Farr (decoração)
«True Grit - Indomável», Jess Gonchor (design de produção) e Nancy Haigh (decoração)

Melhor Fotografia:
«Black Swan - Cisne Negro», Matthew Libatique
«A Origem», Wally Pfister
«The King`s Speech - O Discurso do Rei», Danny Cohen
«A Rede Social», Jeff Cronenweth
«True Grit - Indomável», Roger Deakins 

Melhor Guarda-Roupa:
«Alice no País das Maravilhas», Colleen Atwood
«Eu Sou o Amor», Antonella Cannarozzi
«The King`s Speech - O Discurso do Rei»; Jenny Beavan
«The Tempest», Sandy Powell
«True Grit - Indomável», Mary Zophres

Como é uma lista bastante extensa não coloquei os links habituais nos filmes e nos nomes das pessoas, no entanto podem consultar as restantes nomeações ou a lista completa com links aqui!

Abraço, 
Shinobi

Estreias da semana (27 de Janeiro)

Olá a todos mais uma vez.

Esta semana vamos ter bastantes estreias nos cinemas. De realçar antes de mais que os cinemas Castelo Lopes (até ao momento) só têm previsto uma estreia, enquanto os cinemas Lusomundo irão ter cinco! O que quer isto dizer?? Deixo à vossa consideração. Tenham também em conta a origem destes filmes, a Lusomundo não passa apenas filmes americanos, já vimos isto em outras semanas de estreias.

Mas passemos aos filmes:



Realizado por Edward Zwick e protagonizado por Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway, Judy Greer, Katheryn Winnick e Hank Azaria. Trata-se de uma comédia/romance em que Jamie Reidy é um vendedor de sucesso no mundo ultra-competitivo da indústria farmacêutica, principalmente quando começa a vender Viagra. Sedutor por natureza, convencido que todas as mulheres lhes caem aos pés, Jaime conhece Maggie durante uma das suas visitas de venda e rapidamente se envolve com ela. Só que rapidamente percebe que ela não vai ser apenas mais uma das suas conquistas rápidas, e acaba por ficar perdidamente apaixonado por ela.






The Next Three Days ou 72 Horas em português é o novo filme de Russell Crowe que conta também com Elizabeth Banks, Michael Buie, Moran Atias, Remy Nozik e Toby Green e é realizado por Paul Haggis. Trata-se de um drama/romance.
Neste filme a vida de um casal vai ser virada completamente do avesso, quando a mulher é acusada de assassinato. O marido vai tentar provar a sua inocência através da sua própria investigação.










Biutiful, filme espanhol realizado por Alejandro González Iñárritu, conta com a presença de Javier Bardem.
Este drama é uma história de amor entre um pai e os seus filhos. Esta é a história de Uxbal, um homem em conflito, que luta para reconciliar a paternidade, o amor, a espiritualidade, o crime, a culpa e a mortalidade entre o perigoso submundo da Barcelona moderna. O seu meio de subsistência é ganho com biscates, os seus sacrifícios pelos filhos não têm limites. Tal como a vida, esta é uma história circular que termina onde começa. À medida que o destino o cerca e que vão sendo ultrapassados limites, um caminho fusco e redentor que se vai iluminando. Iluminando as heranças outorgadas de pai para filho, e a mão paternal orientadora que guia os caminhos da vida, sejam bons, maus – ou belos.


Chega-nos também esta comédia britânica, o que geralmente é bom sinal :)
Realizado por Mike Leigh, Another Year conta com Jim Broadbent e Lesley Manville nos papéis principais.
A história de um casal de meia-idade com um casamento feliz, que vai dando apoio aos problemas dos que lhes estão próximos. O drama é narrado em quatro actos - factos distintos que combinam com as estações do ano: na Primavera, a visita de uma amiga do casal que se encontra a passar por uma crise de meia-idade; no Verão, a chegada de um amigo de longa data, alcoólatra e esperançoso por uma oportunidade no amor; no Outono, o filho do casal apresenta a nova namorada, e talvez, futura esposa; no Inverno, o irmão do protagonista tenta superar uma depressão depois do falecimento da esposa.


Chega também esta semana, e apenas nas salas dos cinemas Lusomundo, um documentário feito em Portugal. "Com Que Voz" é o título original e Nicholas Oulman o seu realizador.

O documentário conta a história de Alain Oulman que nasce em Lisboa em 1928 no seio de uma família judaica tradicional de origem francesa. Era um apaixonado por livros, por música e por Amália Rodrigues, com quem colaborou de uma forma duradoura e muito próxima. Perseguido pelo regime de Salazar e mais tarde exilado em França, Alain Oulman foi um dos grandes responsáveis por trazer para a música de Amália nomes grandes da literatura como Luis de Camões, Alexandre O’Neill, Pedro Homem de Melo ou David Mourão Ferreira. Oulman parece ter vivido várias existências - todas elas brilhantes - que neste filme que Nicholas Oulman realiza, nos permite finalmente conhecer.



E pronto, por esta semana é tudo. Para a próxima semana estamos de volta com mais estreias.

Abraço,
Shinobi

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estreias da Semana 20 Janeiro 2011-01-20

Interessante ao não desta vez temos 2 filmes que são a cabeça de cartaz da semana,
A Castelo Lopes apresenta-nos estes dois filmes, uma comédia; Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos e ainda 2 filmes de 2009 estes são; Gigante  filme argentino e 36 Vistas do Monte Saint-Loup “36 vues du Pic Saint Loup” filme francês.
Parece ser a aposta para este 2011 da Castelo Lopes em trazer alguns filmes que não foram estreados em Portugal e com algum relevo no cinema europeu!
Já a Lusomundo dá-nos As Viagens de Gulliver, Hereafter - Outra Vida e Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos, como não podia deixar de ser e um filme russo A Minha Alegria “Schastye moe”(2010)

Estas são as opções que temos para esta semana escolha bem e divirtam-se!
Abraços! J



Realizado por Clint Eastwood que conta com os actores principais Matt Damon, Cécile De France, Bryce Dallas Howard e Frankie McLaren
Este trata de um drama/fantasia em que George (Matt Damon) é um operário norte-americano com uma ligação especial com o Além.
Do outro lado do mundo, Marie (Cécile De France), uma jornalista francesa, tem uma experiência de vida ou de morte que a faz questionar toda a sua realidade.
Marcus (Frankie McLaren), um rapazinho de Londres, perde a pessoa que mais ama e procura respostas. Cada um trilha o seu caminho em busca da verdade, tocados pelo mistério do que vem depois da morte, e as suas vidas intersectam-se.
Filme a não perder nem que seja só porque é realizado por um assombroso senhor do cinema Clint Eastwood!



Filme de Comédia/ Aventura realizador Rob Letterman e tem como actores principais Jack Black, Emily Blunt e Jason Segel
Nesta reinvenção contemporânea do conto clássico de Jonathan Swift, Jack Blacké o protagonista Lemuel Gulliver, um escritor que se debate enquanto entrega correio no “The Times”. A fim de impressionar o editor de viagens, Gulliver finalmente aventura-se em águas desconhecidas – num barco com destino ao Triângulo das Bermudas. Mas a viagem agitada por tempestades levam-no a um tipo muito diferente de ilha, habitada por uma civilização minúscula, conhecida como Liliputianos. Depois de um começo atribulado, o enorme Gulliver torna-se uma inspiração para os seus novos amigos de 15 cm e assim começam a aprender uns com os outros. Liderando os Liliputianos a uma vitória sobre os seus imbatíveis oponentes da ilha vizinha, Gulliver tem de combater um gigante mecânico e lidar com as suas próprias falhas para que finalmente emerja do seu pequeno mundo.
Ou seja bem divertido e uma óptima opção para ir ao cinema relembrar aquele conto…



Escrito e realizado por Woody Allen esta Comédia/Drama  tem como actores principais Anthony Hopkins, Naomi Watts, Josh Brolin e Antonio Banderas
Sinopse:
Dois casais, duas gerações, as mesmas crises conjugais. De um lado, Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones) que, depois de 40 anos de casamento feliz, se divorciam. Ele quer voltar a sentir a adrenalina da juventude e viver a sua vida; ela, humilhada e deprimida, encontra apoio numa vidente e a convence que não tardará até encontrar um novo amor. Do outro lado estão a filha de ambos, Sally (Naomi Watts), e o marido, Roy (Josh Brolin), que, apesar das aparências, também se encontram em rota de colisão: ela tem uma paixão secreta pelo patrão (Antonio Banderas), ele não pára de pensar numa vizinha arrebatadoramente sensual (Freida Pinto)...O novo filme de Woody Allen é uma sátira sobre as ilusões e desilusões amorosas e de como é fácil cair no ridículo quando o que está em causa é o amor.



Filme argentino de 2009 realizado por Adrián Biniez e conta com os actores; Horacio Camandule, Leonor Svarcas e Ignacio Alcuri fazem este drama que foi vencedor no Festival de Berlim galardoado com um Silver Bear!
 Sinopse:
Jara é um segurança tímido e solitário de 35 anos, que trabalha num supermercado em Montevideo. É responsável por controlar as câmaras de segurança de todo o edifício. Como trabalha no turno da noite, não há muito trabalho e o supermercado está calmo. Assim, Jara passa o tempo como em casa: a preencher palavras cruzadas, ouvir música e ver vídeos. Tudo corre normalmente até que um dia Jara vê Julia, uma das empregadas da limpeza e se começa a sentir atraído por ela. Inicialmente, Jara passa horas a observá-la através das câmaras. Mas cedo começa também a segui-la depois do trabalho, quando vai ao cinema, à praia ou mesmo até quando se encontra com outro homem. A vida de Jara começa a organizar-se em torno das rotinas e do quotidiano de Julia. Mas quando começam os boatos que o supermercado vai fazer cortes no pessoal, os empregados concentram-se. E quando chega a notícia de que Julia foi despedida, Jara fica numa encruzilhada – ou desiste da sua obsessão ou confronta-a.




Filme francês de Comédia/Drama realizado e escrito por Jacques Rivette e tem como actores principais Jane Birkin, Sergio Castellitto e André Marcon
Sinopse:
Na véspera da digressão de Verão, o proprietário e fundador de um pequeno circo morre. Para tentar salvar a digressão, a companhia decide chamar a sua filha Kate. Kate abandonou o circo há mais de quinze anos, mas aceita perante a surpresa geral regressar ao circo. O destino mete no seu caminho Vittorio, um italiano. Intrigado pela personalidade de Kate e apaixonado pela vida do circo, Vittorio decide acompanhá-los. E vai aos poucos entrando na vida da companhia, ao mesmo tempo que tenta perceber qual o segredo de Kate: porque é que ela deixou o circo e porque aceitou voltar? No fim da digressão, cada um seguirá o seu caminho. Mas que caminho?






Sergei Loznitsa como realizador e escritor deste Drama e com os actores Vlad Ivanov, Viktor Nemets e Olga Shuvalova.
Sinopse:
Georgy(Viktor Nemets), um motorista de Camião, entra numa estrada da província Russa, durante uma entrega de rotina, e depara-se com uma série de encontros casuais que vão virar do avesso a sua jornada. Um controlo policial, um veterano de guerra e uma jovem prostituta levam-no a uma aldeia da qual parece não haver saída - onde os moradores lutam para sobreviver a um suposto mundo elementar, e contra um passado que controla o seu quotidiano. Aqui fica o trailler deste filme.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Globos de Ouro de 2011



Aqui fica a lista dos vencedores desta edição dos:
    «Globos de Ouro de 2011»

Melhor Filme - Drama
Vencedor: A Rede Social
Melhor Filme - Comédia ou Musical 
Melhor Filme de Animação 
Vencedor: Toy Story 3
Melhor Filme Estrangeiro Língua 
Vencedor: Hævnen (Dinamarca)

Melhor Director - Filme 
Vencedor: David Fincher para uma Rede Social

Melhor Actor em Filme - Drama 
Vencedor: Colin Firth de O Discurso do Rei
Melhor Performance de uma Actriz em Filme - Drama 
Vencedor: Natalie Portman para a Cisne Negro

Melhor Actor em Filme - Musical ou Comédia 
Vencedor: Paul Giamatti para Barney's Version
Melhor Actriz em Filme - Musical ou Comédia

Melhor Actor Secundario em Filme
Vencedor: Christian Bale por O Lutador
Melhor Actriz Secundaria em Filme 
Vencedor: Melissa Leo por O Lutador

Melhor Cartaz - Filme
Vencedor: A Rede Social - Aaron Sorkin

Melhor Trilha Sonora Original - Filme 
Vencedor: A Rede Social  - Trent Reznor , Atticus Ross

Melhor Canção Original - Filme 
Vencedor: Burlesque - Diane Warren ("Você não viu o resto de mim")