Olhando para o cartaz deste filme leva-nos imediatamente a correr para a fila da bilheteira comprar a passagem para dentro da sala de cinema.
Em primeiro lugar apra podermos ver pela primeira vez um filme que junta estes dois admiráveis actores Johnny Depp e Angelina Jolie, nunca tinham contracenado, e na verdade, nem se conheciam antes da rodagem deste filme, "The Tourist", este Drama/Thriller é o remake do filme francês "Anthony Zimmer", que em 2005 fez grande êxito não só em França, mas também fora de portas, obtendo algum reconhecimento internacional. Hollywood, como não poderia deixar de ser, esteve atento e vestiu-se para "americanizar" mais este original.
E em segundo para averiguar o porque de este filme estar nomeado para os Globos de Ouro na categoria de melhor filme Comédia/Musical.
O filme trata de um turista Americano, Frank Tupelo (Johnny Depp), que está a viajar por toda a Europa, como forma de curar o seu coração destroçado. No comboio que o leva de Paris a Veneza, conhece Elise Clifton-Ward (Angelina Jolie), uma misteriosa mulher que intencionalmente cruza o seu caminho. Com a belíssima cidade de Veneza como cenário, o romance entre estas duas personagens rapidamente evolui, ao mesmo tempo que se vêem envolvidos num perigoso jogo do gato e do rato.
Sendo eu um apreciador de filmes que tenta estar ao corrente, mas longe de ser um crítico de cinema, este filme vale pela imagens de Paris mas especialmente de Veneza, pelos grandes planos aéreos que apresenta da cidade, tal como Comer, Orar, Amar, o faz e muito bem, um chamariz aos locais por onde passa a história.
Também vale pelos actores, as suas representações estão positivas mas também nada que transcenda o normal, ela alcança um sotaque Inglês perfeitamente tragável, também diz uma frase completa em francês aceitável.
Angelina Jolie veste bem estes papeis de mulher misteriosa, espiam ou de agente secreta, muito sedutora e perigosa o que a torna a figura deste filme, ele é bastante agradável interpretando um americano professor de matemática sem jeito para a tão ousada e cheia de clichés da Elise, sendo variadas vezes perseguido pela Agentes Secretos Britânicos, Policia Italiana e Mafiosos Russos, consegue dar um ar real a peça.
Florian Henckel von Donnersmarck realizador estreante em Hollywood, parece ainda estar a apalpar terreno para entrar no mercado americano, este é sem duvida um projecto que lhe da algum nome, mas a falta de ritmo do filme, alguns exageros mas atrevidos de grandes planos da Angelina Jolie e com uns diálogos pouco robustos mostra que lhe falta calo para fazer um filme de qualidade. O enredo tem a sua fineza e até acho que é bem conseguido, divertido, sexy, romântico e cheio de acção e suspense.
A recta final do filme danos todos os pormenores que necessitávamos saber antes deste terminar, o que torna o filme bastante previsível mas aceitável e compreensível.
Pronto é tudo o que apanhei deste filme, apenas não entendo a sua nomeação para melhor filme Comédia/Musical nos Globos de Ouro, visto que este para mim de comedia não tem nada e de musical só se forem os disparos das armas russas a fazerem ricochete. Mas como eles é que entendem da matéria deixo o benefício da dúvida para os entendidos…
Por fim, é um filme que vale o dinheiro que se paga, mas que fica claramente aquém do esperado.
Numa avaliação de 0 a 10 consegue chegar a 6.0 (positivo, mas aquém)
Abraço e Bons Filmes! J
Sem comentários:
Enviar um comentário