sábado, 4 de dezembro de 2010

Crítica Saw 3D

O sétimo filme de Saw, filme de terror realisado por Kevin Greutert, é o ultimo capitulo da série terror/suspense e único filme da série a ser em 3D, escrito por Patrick Melton e Marcus Dunstan tem como elenco principal; Tobin Bell, Costas Mandylor, Betsy Russell, Sean Patrick Flanery.

Saw 3D foi anunciado com sendo o último da saga... Este ensacou milhões de euros nas carteiras, no entanto, parece-me que este sucesso é sustentado pela fama que esta saga ganhou pelos primeiros filmes que compôs, este filme parece mais um dos “Jogos Mortais” para tirar alguns euros ao pessoal que gosta de terror/suspense!


O esperado deste 3D é ter pedaços de carne e sangue sendo atirados, objectos cortantes atirados para decima do público, ou uns planos das próprias armadilhas que colocassem o publico na própria maquina e dando a sensação de um arrepio na espinha ao espectador, mas não, a tecnologia é de total forma insignificante que, ver este filme sem óculos é de igual forma perceptível em todas as cenas, alem de que cada vez mais esta tecnologia diminui o conteúdo, enfraquecendo-o expressivamente, tentando dar algum vulto na parte visual, coisa que não me parece trazer algum benefício, a não ser para dar mais, e parece ter sido, apenas mais um subterfúgio para aumentar mais dinheiro com a produção.




Esta História é protagonizada pelo Detective Hoffman sendo ele a montar os jogos para aqueles que são demasiado ingratos, egoístas e mentirosos para continuarem a viver. A sua vitima é Bobby, juntamente com os seu colegas de trabalho, um falso sobrevivente das armadilhas de Jigsaw que acabou por se tornar famoso com a publicação de um livro mentido sobre a sua sobrevivência aos jogos de Jigsaw.

 Saw apresenta por norma um enredo algo empolgante e enigmático a verdade é que este não me parece que seja o seu ponto forte, o método utilizado dá maior destaque as sequências de violência, mortalidade, sadismo, esquartejamentos e sangue e mais sangue.
Penso que um filme deste género até pode ter grandes mortes e armadilhas fenomenais, mas é o enredo empolgante e enigmático que nos propulsiona a fixar ao ecrã, fazendo-te comentar os pormenores do filme depois de sair da sessão. As famosas armadilhas mortais de Saw estão ao nível da sua fama, sangrentas e sádicas, mas também nenhuma nos deixa visivelmente chocados.

A conclusão deste filme não nos proporciona um final conclusivo, pois deixa antever um próximo filme da saga, depois do anunciado com sendo o último da saga este fim não torna nada o filme positivo como o fim da saga Saw!

No fundo foi mais do mesmo desta saga que já não surpreende ninguém, nem mesmo a ajuda do 3D consegue tirar algum sopro… termina assim em declínio esta saga que tanto nos fez desfrutar de uns bons momentos de sustos, arrepios e calafrios.

1 comentário:

Shinobi disse...

Não vale claramente o dinheiro que se paga para ver. Mesmo que não fosse em 3D...
Tornaram-se demasiado comerciais e repetitivos estes filmes. Quando o vilão é "apanhado" eis que no fim do filme aparece outro para continuar...
Já chega...