Quem é que nunca tentou adivinhar os vencedores dos Oscars? E quem é que nunca criticou as escolhas dos Oscars? Já todos passámos pelo mesmo. Criticamos a academia e a cerimónia mas no fundo todos gostamos de saber quem ganhou e quem perdeu. E queremos saber se aquele filme espectacular que vimos ganhou ou não.
Pois bem, isto é tudo muito bonito mas a maioria das pessoas esquece-se que não têm qualquer tipo de formação para pôr em causa os resultados. Pode ter a sua opinião pessoal, mas para isso é preciso que conheça todos os nomeados, mas não deve criticar conscientemente a escolha de mais de 5800 profissionais da área que elegem todos os anos os melhores feitos ao nível cinematográfico.
Sendo assim, se quisermos fazer um exercício de previsão dos vencedores, devemos ter em conta quem é que vai votar neles... Para isso, podemos facilmente ter acesso aos prémios já distribuídos por outros grupos mais pequenos de pessoas, no entanto, essas pessoas também fazem parte do júri da academia. Tentei criar uma tabela simples para exibir os resultados dessas outras votações.
Atenção a alguns pormenores. Alguns destes prémios, como são mais específicos para certas categorias, não têm vencedor em outras, por isso deixei em branco a secção. Por exemplo, a guilda dos produtores não elege melhor actor, actriz ou realizador, elege apenas o melhor filme.
Outra coisa a ter em conta é os Critics Awards. O primeiro prémio que coloquei "Critics Award Grid" trata-se de um conjunto de 9 associações de críticos de várias zonas dos EUA. No entanto, com alguma diferença mínima esta foi a escolha dessas associações. Deixei em branco o melhor actor e actriz porque havia algumas variações.
O "Critics Choice Award" trata-se de uma cerimónia à parte que reúne vários críticos de várias associações. O resultado parece ser o mesmo.
Facilmente conseguimos ver que o melhor actor e actriz já estão escolhidos. Ficaria realmente surpreendido se algum destes dois actores não ganhasse a respectiva estatueta. Quanto ao melhor filme e realizador, as opiniões variam um pouco. Os ingleses dos BAFTA dão o prémio a The King's Speech mas não ao seu realizador. A guilda dos realizadores escolhe Tom Hooper como o grande vencedor. Mas tanto os críticos como os Globos de Ouro elegem David Fincher e o seu Social Network.
True Grit e Inception, também já foram referenciados possíveis "outsiders" mas temos de ter em conta a tradição dos Oscars. Muito dificilmente 1 filme fantasioso como Inception ganha este prémio, julgo que apenas o Senhor dos Anéis conseguiu o feito. True Grit já foi referenciado em outros festivais de cinema menos conhecidos.
Espero que isto vos seja útil,
Shinobi
4 comentários:
Oh sabes muito bem que os Oscars têm sempre um factor económico e de marketing enorme, há excepções mas muitas das vezes não ganha o melhor.
Não ganha o melhor na tua opinião ou na minha... Mas a opinião daquelas pessoas, seja ela pelo que for é aquela. E eles percebem um bocadinho mais do que nós, suponho eu... :)
A seguir vais dizer que o Titanic(random) é uma obra prima :P
Opiniões são como os...toda gente tem um(a).
O Titanic, na minha opinião, tendo em conta a altura em que foi feito, foi um grande filme.
Se fosse por uma questão de marketing, o Avatar tinha ganho o ano passado... e acabou por ser um dos maiores derrotados.
Enviar um comentário